Revista MIMESIS
Revista MIMESIS
Revista MIMESIS
Página inicial on line ISSN 2177-3793
ISSN 0102-7484
Revista MIMESIS
Instruções para os autores
 

1. Política e Objetivo

1.1 A Revista Mimesis, editada pelo Centro Universitário Sagrado Coração, tem por finalidade a publicação de trabalhos originais em forma de artigos, ensaios, documentos, participação de pesquisa, comentários, bibliografias, resenhas críticas e colaboração de caráter informativo, elaborados por professores ou profissionais da Universidade ou de outras Instituições. Tal publicação é responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), sob orientação de um Conselho Editorial constituído por pesquisadores da Instituição e um Conselho Científico, representados por especialistas de renome nacional e internacional.

1.2 Os artigos devem ser originais e exclusivos, desde que escritos em português, espanhol, francês, inglês ou italiano. Em casos excepcionais de republicação de trabalhos nacionais ou estrangeiros, deverão estes conter autorização formal do(s) autor(es) e da publicação que possui o copyright.

1.3 Ao encaminhar o texto para Mimesis, o autor se compromete a não enviá-lo para outra publicação periódica até que o processo de avaliação seja encerrado. Em caso de aceitação final do artigo, a revista Mimesis passa a ter os direitos autorais. Em caso de republicação, deve a revista ser consultada.

1.4A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

2. Processo de Avaliação dos manuscritos

2.1 O Conselho editorial e pelo menos dois reconhecidos especialistas de áreas específicas serão convidados pela PRPPG para emitirem parecer acerca do trabalho encaminhado para publicação.

2.2 A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) reserva-se o direito de selecionar os artigos recebidos, bem como de proceder, quando for o caso, as modificações de ordem editorial (formal, ortográfica, gramatical) antes de serem encaminhados para a edição on line. De tais modificações será dado ciência ao(s) autor(es).

2.3 Reserva-se ao autor o direito de não concordar, parcial ou integralmente, com a avaliação realizada; neste caso, deverá justificar, por escrito, os motivos da não aceitação.

2.4 A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) não se obriga a devolver os originais dos trabalhos submetidos para publicação e não se responsabiliza pelas opiniões contidas nos trabalhos.

2.5 Os artigos resultantes de pesquisas que envolvam a anuência de seres humanos, quando for indispensável, precisam ser acompanhados do Termo de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem dos autores.

2.6 Não será reembolsado qualquer valor ao(s) autor(es) de trabalho aceito e publicado.

 

3. Normas para Apresentação (utilize a template para formatar seu arquivo - Clique aqui!)

3.1 O(s) nome(s) do(s) autor(es), seus créditos acadêmicos e os dados da instituição a que está(ão) vinculado(s) - (nome por extenso da instituição, cidade, estado, país, CEP, e-mail), devem ser transcritos na página de rosto, a fim de assegurar o anonimato no processo de avaliação do artigo.

3.2 A primeira página do texto deve incluir o título e omitir o nome do autor e seu local de trabalho.

3.3 A normalização dos trabalhos devem seguir as Normas ABNT para Informação e Documentação, em especial a NBR6022 (artigo científico), NBR6028 (resumos), NBR10520 (citações) e NBR6023 (Referências).

3.4 Resenhas - os textos devem ter como formatação: página A4, margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12". As resenhas apresentadas devem ter de 3 a 5 páginas.

 

4. Estrutura e formatação

4.1 Cabeçalho – Título do trabalho, em português e em inglês.

4.2 Resumo em português – Deve expressar de forma concisa o conteúdo desenvolvido, ressaltando de forma estruturada os objetivos, método, resultados obtidos e conclusão. Não deverá exceder 250 palavras para artigos e 100 palavras para notas e comunicações breves (NBR 6028/2003).
Palavras-chave – Corresponde a palavras e expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho, devem ser de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto. (NBR 6028/2003)
Resumo e palavras-chave em Inglês – Deverá aparecer na forma de Abstract após o resumo em português. Os unitermos em inglês deverão acompanhar o Abstract, adotando o termo Keywords.

4.3 Texto – Sempre que possível, deve obedecer a forma convencional de um artigo científico, ou seja, introdução, desenvolvimento e considerações finais, conforme mencionado na NBR 6022/2003.

4.4 Agradecimentos – Eventuais colaboradores, técnicos e/ou órgãos financiadores poderão ser referenciados neste item, que deverá ser breve, claro e objetivo, ao final do texto e antes das Referências.

4.5 Referências – Devem ser ordenadas pela ordem alfabética do sobrenome do autor e representadas conforme NBR 6023/2002.

4.6 Formatação - Os trabalhos devem ter como formatação: página A4, margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12.

4.7 Os artigos deverão conter as informações estritamente necessárias a sua compreensão, não devendo ultrapassar 35 laudas, incluindo-se tabelas e figuras. Deverão conter somente nomenclaturas, abreviaturas e siglas oficiais ou consagradas pelo uso comum. Inovações poderão ser empregadas, desde que devidamente explicadas.

4.8 Tabelas - Devem ser elaboradas de acordo com as "Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística". A identificação da tabela deve figurar na parte superior da mesma, em algarismo arábico, precedido da palavra Tabela, seguida pelo título, item obrigatório. Na parte inferior deve-se citar a fonte identificando o(s) responsável(is) pelos dados numéricos. A identificação deste(s) deve ser precedida da palavra Fonte. A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita; devem ser "abertas" em suas laterais, permitindo somente linhas horizontais na primeira e última linha. Recomenda-se que uma tabela seja apresentada em uma única página. Os dados apresentados em tabelas não devem ser, em geral, repetidos em gráficos. As notas de rodapé das tabelas devem restringir-se ao mínimo possível e serem referidas por asteriscos.

Exemplo de Tabela:

4.9 Ilustrações - Fotografias, gráficos, desenhos, mapas, quadros etc., serão designados no texto como "FIGURAS", devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos.
Quando o número de ilustrações for considerado excessivo, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) reserva-se o direito de solicitar a sua redução.

Exemplo de Ilustrações:

4.10 Citações no Texto - Para citação de literatura no texto deve-se usar o sistema autor-data. Quando houver dois autores, ligar os sobrenomes por meio da preposição "e". Quando houver mais de 3 autores, mencionar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. (em itálicos).
Citações diretas com até três linhas devem seguir o fluxo do texto e vir destacadas somente entre aspas. As citações com mais de três linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda, letra tamanho 11, espaçamento simples e sem aspas. Nas citações diretas é obrigatório informar a página de onde foi retirado o trecho. Para trabalhos publicados no mesmo ano, por um autor ou pela mesma combinação de autores, usar letras logo após o ano de publicação, conforme a NBR 10520/2002.

Exemplos de Citação Direta:

Exemplos de Citação Indireta:

Para Purim e Leite (2014), a corrida de rua é um esporte em expansão pelo seu fácil acesso e benefícios à saúde, no entanto, alguns fatores podem facilitar o aparecimento de dermatoses.

Os domínios de sabedoria podem ser produzidos e disseminados em qualquer suporte, sendo a principal forma de acesso a Rede Internet, assim o poder da biblioteca foi direcionada para a rede, pois é lá que o leitor está. Porém, muitos leitores visualizam a imagem da biblioteca como local para livros e estantes, dificultando o reconhecimento do seu papel nas redes. (ESPIRITO SANTO, 2014).

Exemplos de Referências:

Artigo em periódico (com autor e sem autor):

BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.

O LADO social das compras. Meio e Mensagem, São Paulo, ano 34, n.1538, p.30, dez. 2012.

Livro e capítulo de livro:

DINIZ, J. As pupilas do senhor reitor. 15. ed. São Paulo: Ática, 1994. 263 p. (Série Bom Livro).

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução: Vera da Costa e Silva et al. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990.

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1.º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p. 15-24.

CARNEIRO, S. C.; CASSIA, F. de F., LAGO, E. H. J. Eritrodermia Esfoliativa. In: RAMOS-e-SILVA, M.; CASTRO, M. C. R. de. Fundamentos de dermatologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010. p. 367–370.

Trabalhos publicados em eventos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGDB orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Trabalhos Acadêmicos (Monografias, dissertação e teses):

ABDALLA, C. M. Z. Avaliação crítica do uso da reação em cadeia da polimerase e exames complementares no diagnóstico da tuberculose cutânea e micobacteriose atípica. 2005. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Clínica Médica, 2005.

Cabe a responsabilidade do(s) autor(es) a exatidão das referências e a correta citação de seus dados no texto. Comunicações pessoais, trabalhos em andamentos e inéditos não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em nota de rodapé. Para maiores informações acesse o site: https://www.unisagrado.edu.br/biblioteca/guia-de-normatizacao/

5. Envio dos Manuscritos

O autor encaminhará seu texto para a Revista MIMESIS através do e-mail revistamimesis@unisagrado.edu.br
Os arquivos deverão ser enviados no Microsoft Office Word (Documento do Word 97-2003 ou superior).

Contato:

Centro Universitário Sagrado Coração
PRPPG – Periódicos
Revista MIMESIS
Rua Irmã Arminda 10-50 - Jardim Brasil
CEP 17011-160
Bauru - SP
Telefone: (14) 2107-7259

Revista MIMESIS
Revista MIMESIS
Revista MIMESIS