Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA
Página inicial   /   Portal UNISAGRADO   /   Biblioteca   /    Pós-graduação
Revista SALUSVITA
Instruções para os autores
 

1. Política e Objetivos

1.1 A Revista Salusvita, editada pelo Centro Universitário Sagrado Coração, tem por finalidade a apresentação de trabalhos originais em forma de artigos, ensaios, documentos, participação de pesquisa, comentários, bibliografias, resenhas críticas e colaboração de caráter informativo, elaborados por professores ou profissionais do Centro Universitário ou de outras Instituições. Tal publicação é responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), sob orientação do Conselho Editorial, constituído por pesquisadores da Instituição e Conselho Científico representado por especialistas de renome nacional e internacional.

1.2 Para a submissão, os manuscritos devem ser originais e exclusivos, escritos em português, espanhol, francês, inglês ou italiano. Em casos excepcionais de republicação de trabalhos nacionais ou estrangeiros, há necessidade de apresentar autorização formal do(s) autor(es) e da publicação que possui o copyright. Para os manuscritos que envolvem seres vivos, os autores devem citar e apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

1.3 Ao encaminhar o manuscrito para Salusvita, o(s) autor(es) se compromete(m) a não enviá-lo para outra publicação periódica até que o processo de avaliação seja encerrado. Em caso de aceitação final do artigo, a revista Salusvita passa a ter os direitos autorais. O(s) autor(es) deverá (ão) preencher e assinar o termo referente aos direitos autorais e exclusividade para a revista. Ao submeter o manuscrito, os autores deverão, obrigatoriamente, encaminhar a declaração de conflito de interesse preenchida e assinada por todos os envolvidos. Acesse o link para obter o modelo. Em caso de republicação, a revista deve ser consultada.

1.4 A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

 

2. Processo de avaliação dos Manuscritos

2.1 O Conselho editorial e, pelo menos, dois reconhecidos especialistas de áreas específicas, serão convidados pela PRPPG para emitirem parecer acerca do manuscrito encaminhado à publicação.

2.2 A PRPPG reserva-se o direito de selecionar os artigos recebidos, bem como de proceder, quando for o caso, as modificações de ordem editorial (formal, ortográfica, gramatical) antes de serem encaminhados para a edição on-line. De tais modificações será dada ciência ao(s) autor(es).

2.3 Reserva-se ao(s) autor(es) o direito de não concordar(em), parcial ou integralmente com a avaliação realizada, neste caso, o(s) envolvido(s) deverá(ão) justificar, por escrito, os motivos da não aceitação.

2.4 A PRPPG não se responsabiliza pelas opiniões contidas nos trabalhos.

2.5 Os artigos resultantes de pesquisas que envolvam a anuência de seres vivos, quando for indispensável, precisam ser acompanhados do Termo de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem dos autores.

2.6 Não há custo monetário para os envolvidos no processo de submissão e publicação tanto por parte dos autores quantos pela Revista Salusvita.

 

3. Normas para apresentação

3.1 Formatação - Os trabalhos devem ter como formatação: página A4, margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12.

3.2 O(s) nome(s) do(s) autor(es), seus créditos acadêmicos e os dados da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(s) - (nome por extenso da instituição, cidade, estado, país, CEP, e-mail) deve(m) ser transcrito(s) na página de rosto, a fim de assegurar o anonimato no processo de avaliação do artigo. Ainda, nessa mesma página deverá ser identificado o autor que manterá contato com a equipe editorial.

3.3 A primeira página do texto deve incluir o título e omitir o nome do autor e seu local de trabalho.

3.4 A normalização dos trabalhos devem seguir as Normas da ABNT para Informação e Documentação, em especial as:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. RJ: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. RJ: ABNT, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. RJ: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ: ABNT, 2018.

3.5 Cabeçalho – Título do trabalho, em português e em inglês.

3.6 Resumo em português – Deve expressar de forma concisa o conteúdo do trabalho, ressaltando de forma estruturada o objetivo, método, resultados e conclusão ou considerações finais. O texto não deverá exceder 250 palavras (para artigos originais) e 100 palavras (para notas e comunicações breves). Acessar as orientações da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. RJ: ABNT, 2003.

3.6.1 Palavras-chave e descritores – Corresponde às palavras e expressões que identificam o conteúdo do manuscrito. É recomendada a inserção de 3 a 5 descritores separados entre si por ponto e consultados nos descritores em saúde (NBR 6028/2003). Acessar https://decs.bvsalud.org/. DeCS.

3.6.2 Resumo e palavras-chave em Inglês – Abstract and keywords. Os unitermos em inglês deverão acompanhar o Abstract, adotando o termo Keywords. Acessar https://decs.bvsalud.org/, MesSH.

3.7 Texto – Obrigatoriamente, deve-se obedecer a forma convencional do artigo científico, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais, conforme mencionado na NBR 6022/2018. Acesse a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. RJ: ABNT, 2018.

3.8 Agradecimentos – Eventuais colaboradores, técnicos e/ou órgãos financiadores poderão ser referidos neste item, que deverá ser breve, claro e objetivo, ao final do texto e antes das Referências.

3.9 Referências – Devem ser ordenadas pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es) e representadas conforme NBR 6023/2018. Vide ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ: ABNT, 2018.

3.10 Os artigos deverão conter as informações estritamente necessárias à sua compreensão, não devendo ultrapassar 35 laudas, incluindo tabelas e figuras. Deverão conter somente nomenclaturas, abreviaturas e siglas oficiais ou consagradas pelo uso comum. Inovações poderão ser empregadas, desde que devidamente explicadas.

3.11 Tabelas - A identificação da tabela deve figurar na parte superior da mesma, em algarismo arábico, precedido da palavra Tabela, seguida pelo título, item obrigatório, sem ponto final. Na parte inferior deve-se citar a fonte, identificando o(s) responsável(is) pelos dados numéricos, como também a legenda. A identificação deste(s) deve ser precedida da palavra “Fonte”. A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita, elas devem ser “abertas” em suas laterais, permitindo somente linhas horizontais na primeira e última linha. Recomenda-se que uma tabela seja apresentada em uma única página. Os dados apresentados em tabelas não devem ser em geral, repetidos em gráficos, muito menos no texto. As notas de rodapé das tabelas devem restringir-se ao mínimo possível e ser referidas por asteriscos. Para maiores esclarecimentos acesse o documento disponível em https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf.

3.12 Ilustrações - Fotografias, gráficos, desenhos, mapas, quadros etc., serão designados no texto como “FIGURAS” e devem ser enumerados sequencialmente com algarismos arábicos. Quando o número de ilustrações for considerado excessivo, a PRPPG reserva-se o direito de solicitar a redução e/ou adequação.

3.13 Citações de Texto - A Revista Salusvita adota o sistema autor-data para a citação dos autores no texto. Para consultar os tipos e exemplos de citação, acesse o Guia para normalização, disponível em https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf.

3.14 Referências (elemento pós-textual)

Para maiores informações de como redigir as referências citadas no texto, acesse o Guia para Normalização, disponível em https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf

Cabe a responsabilidade do(s) autor(es) a exatidão das referências e a correta citação de seus dados no texto. Comunicações pessoais, trabalhos em andamentos e não publicados, esses não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em nota de rodapé.

4. Envio de Manuscritos

O autor encaminhará o manuscrito à Revista SALUSVITA, PRPPG, e eventuais anexos devem ser enviados pelo site https://revistas.unisagrado.edu.br/

 

Contato:

Centro Universitário Sagrado Coração
PRPPG – Periódicos
Revista SALUSVITA
Rua Irmã Arminda 10-50 - Jardim Brasil
CEP 17011-160
Bauru - SP
Telefone: (14) 2107-7259

revistasalusvita@unisagrado.edu.br

Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA