v. 23, n. 2, 2004
Revista SALUSVITA
Identifica��o de perdas auditivas nos alunos que freq�entam a Universidade Aberta �Terceira Idade
Ana dolores Passarelli de Melo, Eliane Aparecida Techi Castiquini, Ana Elisa de Lara Noronha-Souza
Resumo

A deficiência auditiva, em qualquer momento da vida de uma pessoa, resulta em dificuldades de comunicação que podem variar quanto à quantidade e qualidade de percepção dos sons. Este estudo teve por objetivo identificar perdas auditivas nos alunos pertencentes ao programa da Universidade Aberta à Terceira Idade, prestado à comunidade bauruense pela Universidade do Sagrado Coração (USC), e avaliar a auto-percepção das influências não auditivas geradas pela perda auditiva nesta população, comparando os resultados com os achados audiológicos. Para este estudo, 47 indivíduos foram submetidos a anamnese audiológica, à avaliação audiológica e avaliação da auto-percepção por meio do questionário HHEI-S. Foi possível identificar perda auditiva de diferentes tipos e graus em 29 indivíduos. Porém, apenas 10 indivíduos apresentaram percepção do handicap.

PALAVRAS-CHAVE: idoso; perda auditiva; presbiacusia