v. 23, n. 3, 2004
Revista SALUSVITA
Prematuridade como poss�vel fator influenciador do controle da cabe�a
Cristiane Bonvicine, Erica Fernanda Quib�o, Sabrina Kyoko de Paula Asa, Patricia Nicoleit da Silva, Eliane da Silva Mewes Gaetan
Resumo

Um controle postural estável constitui a base para a organização e execução voluntária do movimento. Este é exteriorizado através da emergência de habilidades motoras como, por exemplo, o controle da cabeça. Partos prematuros são eventos patológicos e geram muitos riscos para a criança, pois o desenvolvimento rápido e íntegro do seu sistema nervoso central, responsável pela motricidade voluntária, pode ser comprometido. O objetivo desse estudo foi comparar o controle de cabeça entre as crianças pré-termo e a termo. Para tal, analisou-se vídeo-registros de cinco crianças pré-termo e cinco a termo, aos dois e quatro meses de idade, incluídas em um Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Motor em crianças pré-termo, do Departamento de Fisioterapia do Hospital Universitário do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina. Foram avaliados os itens relacionados com a aquisição do controle de cabeça da avaliação Gross Motor Function Measure (GMFM). Através dessa análise, observou-se uma diferença de pontuação entre o grupo das crianças pré-termo e a termo. No entanto, estes valores não foram significativos ao serem analisados estatisticamente pelo teste t de student. Por meio dos resultados obtidos neste estudo, pode-se sugerir que a prematuridade não é um fator influenciador do controle de cabeça final e que apesar de um ligeiro atraso do desenvolvimento da aquisição do controle de cabeça das crianças pré-termo, ao final dos quatro meses de idade, ambos os grupos apresentavam pontuações similares.

Palavras-chave: prematuridade; controle de cabeça; GMFM