Revista SALUSVITA
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v. 25, n. 1, 2006
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Desempenho de crian�as com e sem dist�rbio de aprendizagem em provas de consci�ncia fonol�gica
Vera Lucia Garcia, Daniella Beatriz Pires de Campos, Maria Regina Justino Santos Aoki
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Resumo


O objetivo do presente estudo foi caracterizar o desempenho das habilidades de consciência fonológica em crianças com e sem distúrbio de aprendizagem e comparar o desempenho apresentado. Foram avaliadas trinta crianças de baixo risco para alterações de aprendizagem (Grupo I) e trinta crianças com distúrbio de aprendizagem (Grupo II), com idades entre nove e onze anos. Todas as crianças foram submetidas à avaliação audiológica básica (audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica) e apresentavam audição periférica normal. Foram aplicadas as provas de consciência fonológica propostas por Santos e Pereira (1997). Foram realizadas provas de consciência fonológica de síntese fonêmica, rima, segmentação fonêmica, exclusão fonêmica, transposição fonêmica. O valor total de acertos no teste foi adequado para diferenciar o Grupo I e o Grupo II. Dessa forma, é possível demonstrar a importância desse tipo de avaliação em indivíduos portadores de distúrbio de aprendizagem .

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem; consciência fonológica; avaliação

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