Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA
v. 25, n. 1, 2006
Revista SALUSVITA
Dist�rbio de aprendizagem em adulto: discuss�o sobre a proposta terap�utica fonoaudiol�gica � estudo de caso
Tatiane Martins Jorge, Dion�sia Aparecida Cusin Lam�nica, Magali de Lourdes Caldana
Revista SALUSVITA
Resumo


Os distúrbios de aprendizagem se referem a um grupo heterogêneo de alterações que se manifestadam por dificuldades significativas na aquisição e no uso de capacidades de atenção, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estudos sobre a terapia fonoaudiológica para esses casos têm investigado a relação existente entre as habilidades de processamento dos sons da fala e a aquisição da leitura e da escrita. Assim, o treino da consciência fonológica, quando associado ao trabalho da correspondência grafo-fonêmica, é capaz de trazer benefícios ao aprendizado da leitura e da escrita. Considerando a escassez de divulgação quanto à intervenção fonoaudiológica nos casos de distúrbio de aprendizagem na população adulta, este estudo pretende relatar as manifestações fonoaudiológicas e achados complementares, bem como apresentar a proposta terapêutica e a evolução alcançada no período de sete meses, em um indivíduo de 28 anos com distúrbio de aprendizagem. O sujeito em questão foi submetido a um trabalho sistemático destacando a linguagem gráfica e os processos subjacentes ao aprendizado da leitura e da escrita. Os resultados revelaram melhor capacidade de manipulação dos segmentos da fala, bem como das habilidades perceptuais, o que favorece o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, acredita-se que o treino da consciência fonológica, aliado ao trabalho da relação grafofonêmica e habilidades perceptuais, implica em melhoras quanto ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

PALAVRAS-CHAVE: transtorno de aprendizagem; sinais clínicos.

Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA
Revista SALUSVITA