Os distúrbios de aprendizagem se referem a um grupo heterogêneo de alterações que se manifestadam por dificuldades significativas na aquisição e no uso de capacidades de atenção, fala, leitura, escrita, raciocínio
ou habilidades matemáticas. Estudos sobre a terapia fonoaudiológica para esses casos têm investigado a relação existente entre as habilidades de processamento dos sons da fala e a aquisição da leitura e da escrita. Assim, o treino
da consciência fonológica, quando associado ao trabalho da correspondência grafo-fonêmica, é capaz de trazer benefícios ao aprendizado da leitura e da escrita. Considerando a escassez de divulgação quanto à intervenção
fonoaudiológica nos casos de distúrbio de aprendizagem na população adulta, este estudo pretende relatar as manifestações fonoaudiológicas e achados complementares, bem como apresentar a proposta terapêutica e a evolução
alcançada no período de sete meses, em um indivíduo de 28 anos com distúrbio de aprendizagem. O sujeito em questão foi submetido a um trabalho sistemático destacando a linguagem gráfica e os processos subjacentes ao aprendizado
da leitura e da escrita. Os resultados revelaram melhor capacidade de manipulação dos segmentos da fala, bem como das habilidades perceptuais, o que favorece o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, acredita-se que o treino da consciência
fonológica, aliado ao trabalho da relação grafofonêmica e habilidades perceptuais, implica em melhoras quanto ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
PALAVRAS-CHAVE: transtorno de aprendizagem; sinais clínicos.
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