A dislexia do desenvolvimento é caracterizada por uma disfunção na região associativa têmporo-parieto-occiptal do sistema nervoso central. As principais manifestações presentes nas crianças com dislexia estão relacionadas
aos prejuízos no uso de habilidades lingüístico-cognitivas no tocante à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático. O presente estudo teve por objetivo caracterizar o desempenho fonoaudiológico e neuropsicológico
de um caso de dislexia do desenvolvimento do tipo mista. O sujeito do estudo foi uma criança do sexo masculino, de dez anos de idade, que freqüenta a escola especial. Do trabalho integrado na avaliação interdisciplinar, empregou-se instrumentos específicos
das áreas fonoaudiológica, pedagógica e neuropsicológica. Os resultados evidenciaram o nível mental correspondente aos padrões normativos médio, embora tenham apresentado níveis significativos de discrepância cognitiva
entre escores verbais e motores. Constatou-se níveis diferenciados de prejuízo em áreas de organização percepto-motora e velocidade de processamento das informações auditivas e visuais. Além disso, essa disfunção
acarreta à criança, em fase de desenvolvimento da linguagem oral e escrita, alteração no sistema fonológico da informação, o qual é responsável pela análise e síntese de segmentos para formação
de palavras, e recognição de segmentos para formação e composição de novas palavras faladas ou escritas. Essa condição compromete a análise e a interpretação dos aspectos formais, convencionais da escrita
e referentes à elaboração do texto. Os achados também permitiram evidenciar um histórico familiar positivo que compõe a história pregressa da queixa, relacionada à dificuldade na aprendizagem da leitura.
PALAVRAS-CHAVE: Dislexia; Neuropsicologia; Fonoaudiologia; Avaliação; Linguagem
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